Adota um focinho. Com tecnologia do Blogger.
RSS

Páginas

Ensinamentos básicos

Lá se vai o tempo em que os cães eram treinados por métodos agressivos e punições físicas. Está comprovado que a forma mais eficiente de treinar o animal é por meio de reforços positivos. Ao valorizar as atitudes corretas o animal,  aprende muito mais rapidamente.

A partir de quando posso começar a treinar o meu cão?

Os cães podem ser treinados a partir dos 50 dias de vida. Mas nada impede em começar a treinar um cão mais velho. O animal adulto também pode aprender todos os comandos.
Um cão treinado é um animal mais feliz, pois consegue comunicar mais facilmente com o dono. Estes ensinamentos por meio de reforços pode ser aplicado não só em cães, mas também em  gatos, papagaios e até peixes.

COMANDOS BÁSICOS para o treinamento de cães
Estes comandos são usados por meio da voz e de gestos. Tenha sempre uma recompensa para o animal, como biscoitos e petiscos.
Entender o que é o Não!
Este é um comando muito importante. A palavra Não deve ser dita num tom baixo e nunca  acompanhada de um gesto agressivo.
Coloque o biscoito à frente do cão e quando ele o for agarrar diga a palavra "Não" em tom firme e objetivo. Faça isso várias vezes. E sempre que ele obedecer diga em tom positivo "muito bem" e em seguida dê-lhe o biscoito. O processo pode ser repetido com brinquedos.
É preciso ter em atenção que o animal ao ouvir a palavra "não",  deve parar imediatamente o que ia fazer. Imediatamente larga o biscoito ou o  brinquedo e olha para o seu dono como se fosse pedir permissão para agarrá-lo.
Nunca utilize a palavra "Não" quando o animal estiver ao colo ou a receber um carinho, pois o comando firme não terá validade nessas situações.
Os cães com o nome terminados em "ão", às vezes, não conseguem entender o comando. Uma boa forma é trocar o não por "Ei".

Senta!
Para conseguir fazer o seu cão sentar, coloque o biscoito na altura do focinho e levante a mão lentamente sob a cabeça do animal. Isso induz o cão a sentar-se no chão. Assim que isso ocorrer, o dono deve dizer o comando "senta" e em seguida  entregar-lhe o biscoito.
Repita o exercício várias vezes e, quando for o momento do cão sentar, diga "senta" e  recompense-o, até que ele entenda apenas o comando verbal e o execute.

Deita!
Este é um comando mais difícil para o animal, pois  trata-se de uma posição de submissão.
Colocamos o petisco diante do focinho do cão e conduza-o para baixo na altura do  peito. Em seguida, conduza o biscoito na horizontal para a frente próximo do chão. Quando o cão encostar a parte da frente no chão em busca do biscoito, diga o comando "deita" e recompense-o. Repita o exercício várias vezes.
Pata
Dar a pata é um comando divertido para o cão que ele aprende de uma forma rápida e fácil. Coloque o animal na posição sentado e depois coloque o biscoito na altura da boca do animal com a mão fechada (o biscoito fica dentro da mão). Deixamos então que o cão tente agarrar o biscoito, deixe -o cheirar a sua mão, lamber, mordiscar. Depois de tentar agarrar o biscoito, sem sucesso de todas as formas, ele irá levantar a pata. Neste momento, diga o comando "dá a pata". Não é necessário que ele encoste a pata à sua mão, o simples gesto de tirá-la do chão já é motivo para dizer o comando e recompensá-lo.
Repita o exercício várias vezes. Aos poucos, afaste a mão um pouco do focinho e, quando ele levantar a pata, receba-a com a outra mão que está vazia. O animal apoiará na mão e você deve dar o biscoito dizendo o comando "Dá a pata".
Fica!
Este é um comando importante e, por isso, deve ser bem trabalhado. Na rua, por exemplo, se você mandar o animal ficar quieto necessita de aplicar este comando.
Coloque o cão na posição sentado e dê um passo para trás mostrando o petisco e dizendo fica! Diriga-se  ao cão e dê-lhe um biscoito.  Aos poucos aumente a distância em relação ao animal. Se o animal não ficar parado, repreenda-o com o comando Não! E coloque-o na posição inicial. Aos poucos, ele vai entender o que você quer. Repita o exercício várias vezes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Live Traffic Feed